Direção
Página Inicial
 
» Debora Leitão de Andrade
» Francisca Leitão de Andrade
» Germano Leitão de Andrade
» Leiria de Andrade Júnior
» Leiria de Andrade Neto
» Newton Leitão de Andrade
» Ronaldo Leitão de Andrade
» Verônica Leitão de Andrade
  Leiria de Andrade Júnior
Presidente


Curriculo:

Diplomado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, turma - 1954, escolheu a Oftalmologia como especialidade onde, após sua formatura, trabalhou na UFPE como assistente do Prof. Dr. Clóvis Paiva. Fez a seguir o curso de pós-graduação em Oftalmologia no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais com o saudoso mestre Dr. Hilton Ribeiro da Rocha.

Retornou a Fortaleza em 1957 a convite de seu irmão, o Professor Dr. José Maria de Monteiro e Andrade, onde prestou concurso junto à Universidade Federal do Ceará assumindo de imediato a cátedra e a chefia da Cadeira de Oftalmologia.

Desenvolveu grande trabalho na Faculdade de Medicina da UFC durante toda sua vida universitária, realizando defesa de tese para Livre Docência, sendo aprovado com nota máxima. Fundou a Sociedade de Oftalmologia do Ceará, sendo o primeiro presidente. Começou uma vida ativa como oftalmologista e professor universitário, incentivando jovens a exercer a especialidade e participando de congressos nacionais e internacionais.

Fundou em 1968 a Clínica de Olhos Leiria de Andrade. Em 1971, foi escolhido para ser o relator do Tema Oficial do XVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Eleito para presidir o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1973/1975) fazendo de Fortaleza a sede do XV Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Em 1974, criou a Fundação Leiria de Andrade, entidade beneficente destinada a promover a educação de Pós-Graduação em Oftalmologia.

Com o seu espírito de formação de novos especialistas, criou a Residência Médica do Brasil fora do serviço público. Inaugurou a nova sede da Clínica de Olhos Leiria de Andrade em 1978 com instalações amplas e aparelhagem de ponta, sendo o primeiro Hospital exclusivo para a Oftalmologia no Ceará, situado à Rua Ildefonso Albano, 2071, no bairro da Aldeota.

Fundador da Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia, sendo seu presidente no período de 1986/88 e fazendo novamente de Fortaleza a capital nacional da oftalmologia por ocasião do seu Congresso em 1988.

É membro de várias entidades médicas:

Associação Médica Brasileira;
Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
Associação Panamericana de Oftalmologia;
Société Française d’ Ophthalmology;
Américan Academy of Ophthalmology.

 

Rua Rocha Lima, 1140 . Aldeota
Fone: (85) 3266-5511 . CEP 60.135-000
Fortaleza . Ceará . Brasil
© 2014 Hospital de Olhos Leiria de Andrade